Pela 1ª vez no atual formato do Mineiro, Atlético e Cruzeiro chegam à última rodada sem estarem classificados

Com campanhas abaixo do esperado, Atlético e Cruzeiro têm decepcionado seus torcedores no Campeonato Mineiro. O desempenho ruim dos rivais é visto na tabela de classificação. Faltando uma rodada para o término da primeira fase, o Galo é o quarto colocado, com 19 pontos, enquanto a Raposa está fora do G4 e ocupa a quinta posição, com 17.

Assim, os dois gigantes de Minas chegam à última rodada da fase de classificação sem vaga garantida nas semifinais do Estadual.

É a primeira vez que isso acontece no atual formato de disputa, com 12 clubes e quatro times classificados após a primeira fase, que começou em 2005. O levantamento não considera as edições de 2018 e 2019, em que o regulamento foi modificado e oito equipes passaram a avançar à próxima fase após 11 rodadas realizadas.

Até então, Atlético e Cruzeiro, juntos, chegavam à última rodada apenas para decidir a posição final entre os quatro primeiro (para saber se teriam vantagens de jogar por dois resultados iguais no mata-mata contra o adversário da semifinal, por exemplo).

Em 13 edições com o atual formato do Mineiro, em somente duas que só um deles chegou à última rodada classificado. Em 2005 e 2010, a Raposa já estava garantida entre os quatro melhores ao fim do 10º jogo, enquanto o Galo entrou na última partida lutando por uma vaga nas semifinais – e o Alvinegro acabou conseguindo avançar em ambas as ocasiões.

Outro feito poderá ocorrer pela primeira vez na edição 2020 do Campeonato Mineiro: Atlético ou Cruzeiro não figurar entre os quatro melhores, o que não acontece desde 1997. E há uma boa possibilidade.

A última rodada do Campeonato Mineiro 2020 será disputada na próxima quarta-feira (29) com todos os seis jogos às 21h30. Para se classificar às semifinais, o Cruzeiro precisa vencer a Caldense, em Poços de Caldas, por três gols de diferença. Triunfo simples também dá a vaga à Raposa, mas desde que o Atlético não ganhe do Patrocinense, no Mineirão.

Para o Galo, basta derrotar a equipe de Patrocínio por qualquer placar para avançar sem depender do resultado do arquirrival.

Atlético e Cruzeiro só avançam juntos à semifinal em apenas um cenário: se a Raposa vencer a Caldense por três gols de diferença e o Galo ganhar do Patrocinense.

Confira a posição e a pontuação de Atlético e Cruzeiro até a 10ª rodada da fase de classificação do Mineiro (desde 2005, quando o Estadual começou a ser disputado por 12 clubes) e com quantos pontos estava o quinto colocado.

*Levantamento não considera as edições de 2018 e 2019, quando oito clubes avançavam à fase seguinte para a disputa das quartas de final.

2017 – os dois estavam classificados

1º Atlético – 27 pontos
2º Cruzeiro – 24 pontos
5º colocado (Caldense): 14 pontos

2016 – os dois estavam classificados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*